Proposta

Este espaço quer discutir e abordar de maneira ampla o trânsito. A intenção é tecer críticas sim, mas não apenas aos gestores públicos que poderiam fazer mais do que fazem, mas também a nós motoristas que precisamos agir com mais civilidade. Use esse espaço como quiser, comente as matérias, dê sugestões, mas não passe em branco, não se omita, pedimos que abandone essa passividade daninha que toma conta do mundo. Ou vai passar pela vida deixando apenas pó?

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Civilidade precária

Um estudo sobre o comportamento no trânsito da cidade de São Paulo pode ser útil também para o interior onde algumas vezes, como é o caso do trânsito, a civilidade demora mais a chegar.

A pesquisa revelou que:
  • não existe uma noção clara de espaço público no trânsito, com as pessoas tratando a coisa pública como privada;
  • expressa-se um individualismo provavelmente derivado de que a luta individual pela sobrevivência no mundo atual, contribui para dificultar a compreensão do que é do outro
  • e, justificando a ausência de um sentimento de responsabilidade pelo coletivo, não há uma idéia generalizada da direção defensiva cuja premissa é prever o que acontecerá no trânsito

A primeira conclusão corrobora teorias clássicas da sociologia brasileira segundo as quais existe uma confusão entre o espaço público e o privado no país. A lei não funciona como princípio máximo e sempre há um motivo pessoal que justifique a inocência do infrator.

E isto pode ser visto nas estatísticas, especialistas garantem que o fator humano é responsável por cerca de até 90% dos acidentes de trânsito.